Acompanhe nosso programa de dicas litúrgicas na rádio Assunção de Jales na quarta-feira a tarde e aos sábados no programa Diocese a Caminho

Segundo Domingo da Quaresma


Tema: “Tendo predito aos discípulos a própria morte,
Jesus lhes mostra, na montanha, todo seu esplendor”

- Espaço simbólico:
Valorizar a cruz, com pano roxo, simbolizando o tempo quaresmal, e pano branco, simbolizando as roupas brancas de Jesus transfigurado. Junto a cruz colocar velas e galhos secos, com uma pequena flor ao meio. Um cavalete com o cartaz da Campanha da Fraternidade.

- Acolhida:
                A equipe de canto pode cantar um refrão meditativo que fale de misericórdia, perdão ou luz. No tempo da quaresma as pessoas buscam com mais frequência a Igreja, por isso é importante uma boa acolhida na porta, na motivação inicial e durante a celebração.


- Rito penitencial:
                Cantar a misericórdia de Deus com as mãos estendidas para a cruz do Senhor.

- Liturgia da Palavra:
                Um dos grandes símbolos deste domingo é a Palavra de Deus. Muito ajuda o canto em preparação para a escuta da Palavra antes da primeira leitura no lugar de comentários. Portanto, escolher um canto que substitua o comentário das leituras. Pode ser o nº 149.

- Apresentação das ofertas:
                Acompanhando as ofertas do pão e do vinho, pode-se levar símbolos que represente a vida do povo, para serem transfiguradas pelo Senhor. Símbolo da família (p. exemplo, a maquete de uma casa), símbolo do trabalho (uma ferramenta), símbolo de estudo (livro), símbolo de lazer, etc.

- Final da celebração:
                Motivar os participantes da celebração para que durante a semana busquem dedicar-se à leitura da Palavra de Deus e visitar alguém que esteja desfigurado por alguma situação difícil.