Acompanhe nosso programa de dicas litúrgicas na rádio Assunção de Jales na quarta-feira a tarde e aos sábados no programa Diocese a Caminho

Primeiro Domingo da Quaresma

REFLEXÃO DA LITURGIA DA PALAVRA (CLIQUE AQUI)



Tema: "Proposta de Deus, resposta do homem"

Leituras: 
             1ª Leitura: Gênesis 2,7-9;3,1-7
             Salmo responsorial: 50 
             2ª Leitura: Romanos 5,12-19
             Evangelho: Mateus 4,1-11

Sugestões para a equipe de liturgia:


       - Espaço celebrativo: sobrio e despojado. A cruz deve ser valorizada, podendo ser iluminada por velas. Colocar junto a cruz algumas pedras, galhos secos e cactos lembrando a realidade do deserto. Na cruz pode estar pendurado um pano roxo. Não se usam flores na quaresma, com excessão do 4º domingo. 
       - Seria bom motivar o ato penitencial para ser feito com todos inclinados para a cruz. Após o Ato Penitencial, pode-se motivar que cada um faça o sinal da cruz na fronte uns dos outros dizendo: "O sinal da cruz seja tua força neste tempo de quaresma".
        - Na liturgia da palavra, enquanto se aclama o Evangelho, pode ser feita uma procissão com a Bíblia. Logo a pós a homilia, a sugestão é que se faça o "Rito de Adesão à Palavra" conforme as orientações abaixo:
        - O silêncio após a homilia é indispensável.
        - Nas preces dos fiéis, a comunidade pode apresentar as tentações e dificuldades que enfrenta hoje. Após cada prece responder: "Livrai-nos, Senhor."
        - Para o abraço da paz, antes da saudação, pode ser feito um minuto de silêncio pela paz no mundo.
        - Cantos: Próprios do tempo da Quaresma (Não é aconselhado que o Hino da Campanha da Fraternidade seja escolhido como Canto de entrada ou comunhão, pois estes cantos devem expressar o tempo da quaresma. Algumas vezes, o hino pode ser cantado após a homilia, como ofertório, ou antes da bênção final). Lembramos que não canta Glória e Aleluia. Deve ser evitado cantos agitados, bateria e também palmas e sino.
      

_____________________________________________

RITO DE ADESÃO À PALAVRA

Após a homilia, um ministro segura a Bíblia aberta, enquanto o padre interroga o povo.

Padre: Irmãs e irmãos, diante de Jesus que venceu o Tentador e permaneceu fiel ao plano do  Pai, somos chamados a renovar nossa disposição em escutar e praticar a Palavra como um significativo exercício de quaresma. Por isso pergunto:

Vocês querem, neste tempo de quaresma, dedicar mais tempo à leitura e escuta da Palavra de Jesus?
Todos: Quero.
Padre: Vocês querem, neste tempo da quaresma, fazer o esforço de permanecer firmes na obediência e na fidelidade à Palavra de Jesus?
Todos: Quero.
Padre: Deus que inspirou este bom propósito, vos conduza sempre mais no caminho do Evangelho. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amém.

__________________________
RITO DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
PRÓPRIO PARA O PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA
QUANDO HAVERÁ BATISMO NA VIGÍLIA PASCAL

Catequista: Padre, aproximando-se as solenidades pascais, os catecúmenos aqui presentes, confiantes na graça divina e ajudados pela oração e exemplo da comunidade, pedem humildemente que, depois da preparação necessária e da celebração dos escrutínios, lhes seja permitido participar da celebração dos sacramentos do Batismo e Eucaristia.

Padre: Aproximem-se os que vão ser eleitos.
- os candidatos se aproximam do presbitério

Padre: A santa Igreja deseja certificar-se de que estes catecúmenos estão em condições de serem admitidos para o batismo das próximas solenidades pascais.

Padre: Peço, por isso, a vocês, catequistas, darem testemunho a respeito da conduta destes candidatos: ouviram eles fielmente a Palavra de Deus anunciada pela Igreja?
Catequista: Ouviram.

Padre: Estão vivendo na presença de Deus, de acordo com o que lhes foi ensinado?
Catequista: Estão.

Padre: Têm participado da vida e da oração da comunidade?
Catequista: Têm participado

- Exame e petição dos Candidatos

Padre: Agora me dirijo a vocês prezados catecúmenos. Seus catequistas e muitos da comunidade deram testemunho favorável a seu respeito. Confiando em seu parecer, a Igreja, em nome de Cristo, chama-os para os sacramentos pascais. Vocês, tendo ouvido a voz de Cristo, devem agora lhe responder perante a Igreja, manifestando a sua intenção.

Vocês querem receber os sacramentos na próxima Vigília pascal ou na próxima missa da tempo pascal?
Candidatos: Queremos.

Padre: Querem prosseguir fiéis à santa Igreja, continuando a freqüentar a catequese, participando da vida da comunidade?
Candidatos: Queremos.

Catequista: Apresentar os nomes dizendo:
São estes os nomes dos que foram eleitos: (...................)

Admissão e Eleição

Padre: Caros irmãos e irmãs, eu declaro vocês eleitos para completarem a iniciação ou sem iniciados nos sagrados mistérios na próxima Vigília Pascal ou Missa do tempo pascal.
Candidatos: Graças a Deus

Padre: Deus é sempre fiel ao seu chamado e nunca lhes negará a sua ajuda. Vocês devem se esforçar para serem fiéis a ele e realizar plenamente o significado desta eleição.

- Dirigindo-se aos catequistas, exorta-os com palavras semelhantes:
Padre: Estes candidatos de quem vocês deram testemunho foram confiados a vocês no Senhor. Acompanhem-nos com o auxílio e o exemplo fraterno até os sacramentos da vida divina.

Padre: Queridos irmãos e irmãs, preparando-nos para celebrar os mistérios da paixão e ressurreição, iniciamos hoje os exercícios quaresmais. Os eleitos que conduzimos conosco aos sacramentos pascais esperam de nós um exemplo de conversão. Roguemos ao Senhor por eles e por nós, a fim de que nos animemos por nossa mútua renovação e sejamos dignos das graças pascais. A cada invocação respondermos: Nós vos rogamos Senhor.

Leitor:

1 – Nos vos rogamos, Senhor, que por vossa graça estes eleitos encontrem alegria na sua oração cotidiana e a vivam cada vez mais em união convosco. Rezemos.
Nós vos rogamos, Senhor!
2 – Alegrem-se de ler vossa Palavra e meditá-la em seu coração. Rezemos.
3 – Reconheçam humildemente seus defeitos e comecem a corrigi-los com firmeza. Rezemos.
4 – Transformem o trabalho cotidiano em oferenda que vos seja agradável. Rezemos.
5 – Tenham sempre alguma coisa a oferecer-vos em cada dia da Quaresma. Rezemos.
6 – Acostumem-se a amar e cultivar a virtude e a santidade de vida. Rezemos.
7 – Renunciando a si mesmos, busquem mais o bem do próximo do que seu próprio bem. Rezemos.
8 – Partilhem com os outros a alegria que lhes foi dada pela fé. Rezemos.
9 – Em vossa bondade, guardai e abençoai suas famílias. Rezemos.

Padre: Pai amado e Todo-Poderoso, vós quereis restaurar todas as coisas no Cristo e atraís toda a humanidade para ele. Guiai estes eleitos da vossa Igreja e concedei que, fiéis à sua vocação, possam integrar-se no Reino de vosso amado Filho e ser assinalados com o dom do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.