Acompanhe nosso programa de dicas litúrgicas na rádio Assunção de Jales na quarta-feira a tarde e aos sábados no programa Diocese a Caminho

Quarto Domingo da Quaresma

Tema: “Ver com a luz de Deus”

- Espaço simbólico:
                Estando no quarto domingo da quaresma, a liturgia prevê alguns elementos especiais, como é o caso das flores. Nesse dia pode ser usado um arranjo de flores, sem exagero, lembrando que estamos nos aproximando da festa pascal. Seria conveniente se a equipe criasse um arranjo com galhos secos e flores. Outro elemento desta celebração é a luz. Jesus é a luz da humanidade. Jesus é a nossa luz. Onde tem, pode-se usar a menorah (candelabro com sete velas).

- Liturgia da Palavra:
                A Bíblia pode ser levada em procissão durante a aclamação, ladeada por varias velas acesas. Durante a proclamação do Evangelho as pessoas permanecem com as velas acesas, ao redor do ambão.
                Pode-se providenciar velas para todos, para que façam a profissão de fé com as velas acesas. E depois acendam novamente para rezar o Pai-Nosso.

- Rito da paz
O rito da paz pode ser feito com um olhar profundo nos olhos, dizendo uns para os outros: “O Senhor te dê um novo olhar”.