Acompanhe nosso programa de dicas litúrgicas na rádio Assunção de Jales na quarta-feira a tarde e aos sábados no programa Diocese a Caminho

Terceiro Domingo da Quaresma


Tema: “Ao pedir à samaritana que lhe desse de beber, Jesus lhe dava o dom de crer”

- Espaço simbólico:
                O símbolo a ser valorizado nesta celebração é a água. É conveniente colocar um pote ou recipiente grande, melhor ainda se fosse transparente, em lugar de destaque. Na procissão de entrada, algumas pessoas, criança, jovem, adulto, idoso, poderiam trazer água e despejá-la nesse recipiente. Onde for possível, simular um poço na porta da Igreja, feito de isopor, papelão, ou outro material.
                Outra sugestão é que na porta da Igreja fique algumas moças com vasilhas de água benta, dizendo “Jesus é água viva”, de modo que quem entra na igreja se benza.  

- Rito penitencial:
                Fazer a bênção e aspersão da água. Enquanto se faz aspersão se canta um canto penitencial ou que fale de água, desde que não tenha enfoque pascal.

- Liturgia da Palavra:
                O Evangelho deste Domingo presta-se bem para ser encenado ou dialogado. É importante que se for dialogado ou encenado, que tenha fidelidade ao texto original, sem alterações.

- Ritos finais:
                A comunidade pode providenciar saquinhos de água para serem abençoadas, a fim de que todos levam água para casa. Ou motivar numa celebração anterior para levarem água de casa.